terça-feira, 6 de outubro de 2009

E você, está cuidando do seu Marketing pessoal?!?

A princípio vamos resgatar o conceito científico de Marketing, que é comumente distorcido. Ao contrário do que muitos pensam Marketing não é só propaganda. A propaganda é uma das ferramentas que podem ser utilizadas. Tentando traduzir a palavra Marketing do inglês para o português, seria alguma coisa próxima a “Mercadologia” ou “Estudo do Mercado”, haja vista, que não há uma tradução precisa, ao pé da letra. Mas então, o que poderíamos chamar de Mercado? È tudo aquilo que está ao seu redor, por exemplo, clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros. Agora, de posse dessas premissas, vamos traçar o que vem a ser Marketing Pessoal. É um “novo” conceito que utiliza as definições e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal, valorizando os seus diferenciais mercadológicos, suas vantagens competitivas, facilitem seu melhor posicionamento no mercado. De acordo com Philip Kotler, “o Marketing Pessoal é o processo que inclui a concepção, o planejamento e a execução de ações que viabilizem a projeção pessoal das pessoas e dos profissionais. O Marketing Pessoal é a empregabilidade”. Funciona mais ou menos assim: se você não plantar, nada colherá. Se plantar poderá obter, ou não, uma boa colheita. Mas todas as pessoas que venceram na vida optaram pela segunda hipótese: plantaram. Esforço, energia, tempo e dinheiro são gastos na formação de profissionais que depois nem sempre se realizam profissionalmente. Vocações verdadeiras e capacidade de luta são desperdiçadas pelo desconhecimento de procedimentos simples. Paralelamente, em virtude do aumento dos níveis do desemprego, o interesse pelo tema da empregabilidade cresceu muito. Ele trata justamente da capacidade de inserção de profissionais no mercado e da alavancagem de suas profissões através das possibilidades que o uso do marketing oferece, em especial o marketing pessoal. Imagine o pai que sacrificou a renda e as economias para permitir uma boa educação para seus filhos. A qualidade do produto ou da formação do profissional, embora sejam essenciais, não são o único diferencial mercadológico que possibilita seu sucesso no mercado. De fato não é fácil convencer alguém que levou dezenas de anos especializando-se para fornecer este e aquele produto ou serviço, de que na verdade o consumidor não compra sequer a satisfação de suas necessidades. Compra a possibilidade de ver atendidas suas expectativas em relação a estas necessidades. Não é de admirar-se, portanto, que produtos e serviços intrinsecamente muito bons e até adequados ao mercado, falhem em um ou vários dos itens de que se compõe seu composto de marketing, e deixem de "vingar". Com pessoas, trabalhadores e profissionais liberais também é assim. Um indivíduo pode ter sido o aluno mais dedicado, conhecer e dominar plena e perfeitamente os aspectos principais de sua profissão e, mesmo assim, não saber colocar-se, ou a seus conhecimentos, competência ou capacidade de trabalho no mercado. Por isso é tão urgente que utilizemos as técnicas e processos de marketing para nos posicionarmos melhor no mercado de trabalho. Quem o utiliza trabalha com uma vantagem competitiva poderosa e um diferencial mercadológico verdadeiramente significativo nos dias atuais. Nossos clientes na realidade não compram produtos ou serviços; ou sequer, como se pensou até recentemente, compram o que satisfaça suas necessidades. O que compram é o conceito, a idéia, o valor que eles próprios agregam a um determinado produto, serviço, pessoa ou profissional. O consumidor compra aquilo que ele espera que o serviço ou produto faça por ele. Podemos observar que o mercado não absorve profissionais apenas por serem eficientes, bons trabalhadores, possuírem capital acadêmico ou experiência prática, até porque a técnica pode ser ensinada, e algumas empresas até preferem lapidar seu próprio modelo de profissional. O mercado abraça os profissionais que demonstrem ser capazes de satisfazer as expectativas pessoais que cada cliente consumidor possua, a respeito dos serviços que presta. A seguir vamos identificar algumas dicas para o Marketing Pessoal:

●Um bom Marketing Pessoal começa de uma auto-estima positiva, acreditando sempre no seu potencial.

●Procure exercitar a capacidade de ser criativo, principalmente na condução de grupos em processos de seleção.

●Fique atento as criticas. Se for boa, ótimo. Se for ruim, ouça atentamente que as pessoas têm a dizer e comece a trabalhar estes pontos.

●Evite dizer coisas negativas ou julgar outras pessoas.

●Nunca desconsidere pessoas menos favorecidas, é uma atitude que torna o ambiente bem mais agradável.

●Seja justo e pontual com seus compromissos, trate as pessoas com presteza.

●No mundo profissional e também no pessoal as pessoas cooperativas e proativas são sempre bem vistas.

●Sempre que possível utilize o benchmarking, veja o que esta dando certo com os outros, faça uma adaptação a sua realidade e utilize também.

Por fim, lembre-se: “Você nunca terá uma segunda chance de passar a primeira impressão”. Sucesso a todos!

Referência

Prof. Fábio de Paula Moraes
http://www.portaladm.adm.br

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