terça-feira, 6 de outubro de 2009

A difícil inclusão dos estudantes de administração no mercado de trabalho.

A vida dos estudantes de administração não está nada fácil. Conseguir um espaço no mercado de trabalho (concorridíssimo) sem a tão exigida experiência não é simples. A única opção é correr à procura de estágios, que também está sendo muito procurado.
Está é a realidade que estamos enfrentando: como vamos entrar no mercado de trabalho, que necessita de profissionais com experiência, se nem a oportunidade de consegui-la está sendo nos dada? São pouquíssimas as vagas para estágio e quando aparecem querem tornar de um estudante de administração um estudante de ensino médio. São oportunidades para operar fotocopiadoras, telemarketing, entre muitas outras que não são, realmente, de áreas que possam ajudar o futuro administrador a conhecer seu campo de trabalho.
Parece-me que os motivos para esse grande problema, são três:

1- A grande quantidade de faculdades e consequentemente a grande quantidade de graduandos;
2- A desvalorização não só do estudante, mas também do profissional de administração na sociedade brasileira;
3- As vagas que poderiam ser dadas aos estudantes de administração (como: assistente administrativo) e são oferecidas aos alunos de ensino médio;

Com essa inversão de papéis, estudantes de adm são quase obrigados a agarrarem as ofertas que lhe são dadas, mesmo que essas não tragam nenhuma ajuda para o desenvolvimento do futuro profissional.
Em relação à grande quantidade de faculdades e consequentemente de alunos, a procura acaba sendo maior que a oferta.
O que complica ainda mais a inclusão dos estudantes no mercado de trabalho é a desvalorização da administração na sociedade brasileira. Muitos pensam que qualquer um pode administrar uma organização e não sabem que administração também é uma ciência. O administrador é realmente preparado para enfrentar os problemas que supostamente poderão ocorrer,assim como aproveitar as oportunidades melhor do que qualquer outro profissional, pois ele é treinado para isso.
Os CRA’s não tomam nenhuma atitude para ajudar os formados e muito menos os estudantes. Enquanto isso, os estudantes ficam tendo que disputar as vagas, seja de estágio ou até mesmo de emprego com a imensa quantidade de colegas de curso e também com um grande número de estudantes em geral.
Enfim, fica a pergunta: como poderemos adquirir a tão sonhada experiência profissional?

Por enquanto a resposta ainda é a mesma. Temos que disputar com quase todo o mundo para conseguir uma vaguinha.
Essa é a vida, nada simples, de um estudante de administração, onde tudo tem que ser conquistado com muita luta e perseverança.

Referência

Vanderley; Néliton Emanuel Sales, aluno da Universidade Católica de Pernambucon - UNICAP publicado em 06 de outubro de 2009.
http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário