terça-feira, 6 de outubro de 2009

Matéria do Correio Braziliense dia 04/10/2009


Correio Braziliense – Edição do dia 04/10/2009


A edição do Correio Braziliense do dia 04/10/2009 no caderno de Trabalho e Formação Profissional, traz a seguinte matéria na capa:

Entre os preferenciais

De acordo com a matéria a tecnologia vem invadindo o mercado varejista desde o fim dos anos 90 e com isso mudando o perfil de quem atua nele.

Com a chegada nos supermercados dos cód. de barra, compras online, sistemas integrados, etc., o mercado tem se tornado mais exigente, deixando de fora pessoas sem qualificação suficiente. Cargos que antes estavam disponíveis para qualquer um hoje exigem candidatos com no mínimo ensino médio completo e em alguns casos nível superior, curso de computação obrigatório, dinamismo, agilidade, acompanhamento das atualizações tecnológicas e mudanças do público, além de passar por uma seleção. Com o fim do trabalho braçal aumentaram as vagas para mulheres e pessoas com mais idade e passou-se a se preocupar mais com a qualidade no atendimento. Ao contrário do que se imagina toda essa modernização não fez diminuir o nº de vagas disponíveis, já que é preciso alguém para manusear esses sistemas.

Houve um crescimento de 10% de 2007 para o ano de 2008 no setor de supermercados e a tendência é aumentar. São 75.725 lojas em todo Brasil, só no DF são 160 lojas cadastradas na Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Esse é o momento para quem deseja a contratação e fazer carreira. Há vagas para pessoas de todas as idades, que tenham o ensino médio completo, com ou sem experiência através da analise do currículo e processo seletivo. Os supermercados do DF oferecem 623 vagas em diversas funções. São 34 lojas com seleções abertas: 63 vagas para as 16 lojas do Supercei, 300 vagas para as 16 lojas do Pão de Açúcar e Extra e 260 vagas para as lojas do Wal-Mart.

Referência

AGNER, Marcelo: editor. Caderno Trabalho & Formação Profissional do Jornal Correio Braziliense – Continuação da Capa: Entre os preferenciais. Domingo: 04 de outubro de 2009. Brasília, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário