terça-feira, 6 de outubro de 2009

Matéria do Correio Braziliense dia 27/09/2009


Correio Braziliense – Edição do dia 27/09/2009


A edição do Correio Braziliense do dia 27/09/2009 no caderno de Trabalho e Formação Profissional, traz a seguinte matéria na capa:

A crise do FICO

De acordo com a matéria existem muitas dúvidas quando se questiona o tempo ideal para se trocar de emprego. Isso dependerá do que esse profissional ambiciona, se os objetivos organizacionais combinam com os seus e qual seu ramo de atuação. Se esse profissional for da área de TI essa rotatividade não é vista como um problema por essas empresas estarem em constantes atualizações tecnológicas, mas se sua área for outra esse troca-troca é mal visto. Não há um tempo máximo para que essa troca ocorra, mas um mínimo que é pelo menos 1 ano de permanência. Hoje a carreira é pensada como um ciclo produtivo, a função exercida e idade do profissional que influenciam nessa fase.Profissionais em idade mais avançada e cargos gerenciais demoram mais a tomar uma decisão.Já os nascidos na década de 80 chamada geração Y levam em média 2 anos e meio em cada empresa e buscam a satisfação profissional e não o salário.

A força dos Benefícios

Para fidelizar seus funcionários e diminuir o turn over as empresas investem em treinamentos, no plano de carreira e na diferenciação dos benefícios, aumentando sua produtividade e qualidade de vida. Mas esse tipo de ação não alcança a todos os setores, como é o caso da área operacional onde o que mais influência é o valor do contra cheque, pensam no dia de hoje não no que esses benefícios podem se tornar no futuro.

Leilão de Currículos

A procura por um bom emprego, crescimento profissional e bom salário devem ser feita com cautela se a pessoa já tiver empregada, só se deve distribuir currículos quando estiver certo do que se quer, focar no que realmente se deseja alcançar, o que não significa não estar de olho no mercado.É sempre bom estar atento as oportunidades. Quando falamos de convites recebidos por um Hunter deve-se pelo menos ir conhecer a proposta porque a empresa que o convidou fará de tudo para contratá-lo, surgindo excelente oportunidade de satisfação dos anseios, mas se no final não se chegar a um acordo pelo menos esse profissional já aumentou sua networking (rede de relacionamentos).

Referência

AGNER, Marcelo: editor. Caderno Trabalho & Formação Profissional do Jornal Correio Braziliense – Matéria de Capa: A crise do Fico. Domingo: 27 de setembro de 2009. Brasília, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário