terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mapas Mentais


O Que São Mapas Mentais




Um Mapa Mental é um diagrama usado para conectar palavras e idéias a uma idéia central. É usado para visualizar, classificar, estruturar e gerar idéias. Assim como apoio no estudo, na solução de problemas e na tomada de decisão.

É similar a uma rede semântica, ou mapa cognitivo, mas não há restrições formais nos tipos de conexões usadas. Normalmente o mapa envolve imagens, palavras e linhas. Os elementos são ordenados de forma intuitiva, de acordo à importância dos conceitos, os quais são organizados em agrupamentos, ramificações ou áreas.

Em outras palavras, um mapa mental é um diagrama radial, que representa conexões entre pontos de informação. A formulação gráfica uniforme da estrutura semântica da informação na obtenção de conhecimento pode ajudar na lembrança de memórias existentes. Também é tratado como um método de aumentar a motivação na realização de uma tarefa.

ORIGENS

Mapas Mentais (ou conceitos similares) têm sido usados por séculos para aprendizagem, brainstorming, pensamento visual e solução de problemas por educadores, engenheiros, psicólogos e outras pessoas em geral. Alguns dos primeiros mapas mentais foram desenvolvidos por Porphyry de Tyros, um filósofo do século 3 que visualizou graficamente as categorias conceituais de Aristóteles.

REGRAS GERAIS DO MAPA MENTAL

Esta é a estrutura básica de um Mapa Mental. No entanto, estes pontos estão abertos à livre interpretação pelo indivíduo:

1. Comece pelo centro, com uma imagem do tópico.

2. Use imagens, símbolos, códigos e dimensões através do seu mapa mental.

3. Escolha palavras chave e destaque-as usando letras em maiúsculas ou minúsculas.

4. Cada palavra/imagem (ou frase curta) deve estar só, em sua própria linha.

5. As linhas devem ser conectadas, partindo da imagem central. As linhas centrais são mais grossas se tornam mais finas à medida que se afastam do centro.

6. Faça as linhas do mesmo tamanho que a palavra/imagem.

7. Use sua própria codificação de cores em todo o mapa mental.

8. Desenvolva seu próprio estilo de mapa mental.

9. Use ênfase e mostre associações no seu mapa mental.

10. Mantenha o mapa mental claro, usando uma hierarquia radiante, ordem numérica e destaques para organizar suas ramificações.



Os Mapas Mentais são utilizados para:



1. Fazer um sumário das informações.

2. Consolidar informações de diferentes fontes.

3. Analisar problemas complexos.

4. Apresentar informações num formato que mostra a estrutura geral do assunto.



Qual a sua utilidade e aplicação para o estudante de Administração





O estudante de Administração poderá usá-lo para resumir um livro, analisar as causas de um problema, planejar um livro ou artigo, estruturar um blog, numa reunião de trabalho, na definição de um plano de ação dentro da sua área profissional , na elaboração de um evento familiar e/ou pessoal etc. Por isso a importância do aprendizado desse ensinamento na graduação, para que o aluno de Administração aprenda a pensar sistemicamente, a construir novos modelos mentais e, conseqüentemente, ter um maior discernimento na hora de tomar decisões em qualquer área da organização, sabendo que essa decisão vai influenciar o ambiente da qual faz parte, e esse ambiente o influenciará de volta (estrutura de feedback).

Nenhum comentário:

Postar um comentário