terça-feira, 6 de outubro de 2009

Matéria do Correio Braziliense dia 06/09/2009


Correio Braziliense – Edição do dia 06/09/2009


A edição do Correio Braziliense do dia 06/09/2009 no caderno de Trabalho e Formação Profissional, traz a seguinte matéria na capa:

Um mercado precioso. Basta garimpar.

De acordo com a matéria a profissão de vendedor ainda é pouco valorizada pelo mercado. Acredita-se que já se nasce um vendedor e que qualificação não é importante. Mas, como estamos na era da informação instantânea o comprador já chega a loja sabendo o que quer levar por isso é preciso conhecer o produto e passar confiança sobre o que se está vendendo. Ser simpático, gentil e conhecer o produto são características fundamentais que levam a fidelização do cliente e independente da loja que o vendedor estiver o cliente vai atrás. Devido a alta rotatividade do setor, os cursos de qualificação não são muito procurados (há um aumento da procura em épocas sazonais) e em alguns casos são oferecidos pela própria empresa para moldar os vendedores de acordo com a sua realidade além de acreditar que a experiência vale mais para essa profissão.

Juventude subestimada

De acordo com essa matéria o comércio é a porta de entrada para jovens entre 16 e 24 anos no mercado por não exigir qualificação nem experiência. Serve, para muitos desses jovens que não pretendem investir na carreira de vendedor como primeiro emprego, uma forma de adquirir experiência e com dia certo para acabar. Já para outros a carreira de vendedor é levada a sério, a determinação e qualificação constante são essenciais para se alcançar o sucesso. A alta jornada de trabalho é um dos principais motivos para a falta de capacitação.

Referência



AGNER, Marcelo: editor. Caderno Trabalho & Formação Profissional do Jornal Correio Braziliense – Matéria de Capa: Um mercado precioso. Basta garimpar. Domingo: 06 de setembro de 2009. Brasília, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário